quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Artigo de Opinião

Gripe A… medo ou curiosidade?

Um dos maiores medos da actualidade é o da contaminação pela Gripe A. Quando se começou a ouvir este termo que hoje ocupa tantos minutos de antena nos media, surgiram sentimentos de medo, ansiedade mas também curiosidade com o que iria acontecer não só a nós, mas também à nossa família, amigos e, ao resto do mundo. A Gripe A, é uma infecção viral que, como todas as outras, pode ser evitada tendo em conta o nosso comportamento. Penso que as sugestões da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da nossa louvável Ministra da Saúde, a Dra. Ana Jorge só vêm enfatizar a importância que têm os pequenos gestos, que julgo todos fazermos. Lavar as mãos com frequência é uma coisa que sempre aconteceu, desde crianças que os nossos pais/avós/tios insistem tanto para lavarmos as mãos (Pois bem… continuemos a lava-las, se não for com água e sabão que seja com aqueles desinfectantes que agora estão na moda). Não tocar em determinados sítios que são muito mexidos pelos outros (corrimões, maçanetas das portas) ou evitar frequentar locais fechados, muito concentrados e pouco arejados. Menos frequente é utilizar a parte interna do cotovelo quando tossimos ou espirramos, mas penso que também é uma prática facilmente adquirida por qualquer cidadão. Sendo os Portugueses um povo inteligente e prático é fácil arriscar a elogiar pois, com toda a certeza, vão-se manter os estilos de higiene e de vida saudáveis que já se praticavam e, por outro lado, outros portugueses vão adequar as suas práticas diárias e alterar comportamentos para a prevenção da doença e da sua contaminação.
É de recordar que, devemos ter sempre em consideração que para além da Gripe A, existem muitas outras infecções, que “andam aí” e também nos podem contaminar e até matar. Por exemplo, a gripe sazonal matou em 2008 mais de 1900 pessoas, enquanto a gripe A matou... 32! Portanto, apesar de tudo, o panorama não tem sido assim muito medonho.
Termino com a sugestão de que basta cada um viver a sua vida de forma harmoniosa e tranquila; adoptar práticas diárias aconselhadas; estar atentos aos media e seguir as indicações da OMS e da Dra. Ana Jorge para que se consiga lidar bem com a Gripe A.

Voluntária Enf. Sandra Gorgulho

1 comentário:

João Horta - FIRESHELTER52 disse...

Muita gente opina sobre a gripe A sem possuir formação técnica, formação académica ou cientifica para tal...
Iludindo outras pessoas com opiniões pessoais que de verdade ou carácter cientifico tem muito pouco, refiro-me á toma ou não da respectiva vacina.
Não tenho duvida nenhuma que muitas vacinas ficaram nos CSaude devido ao que teclei atrás.
Uma politica informativa com carácter de verdade e profissionalismo num contexto de proximidade a grupos de risco deveria ser efectuada pelos profissionais de saúde pública a fim de retirar as dúvidas pertinentes nomeadamente a pais e educadores.
E acabar de vez com as "balelas", que todos os dias somos atingidos por pessoas que querem valorizar as suas opiniões pessoais.
Um grande abraço a todos os funcionários da Âncora.

JHorta