segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Debate: "Santa Luzia, que futuro nos espera?



Iniciando o Ciclo de Encontros Bimensal “Conversando e Alando”, no passado dia 25 de Janeiro realizou-se na Associação Âncora um debate intitulado “Santa Luzia: que futuro nos espera?”.

Nesta sessão pudemos contar com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Tavira, José Macário Correia, e o Presidente da Junta de Freguesia de Santa Luzia, Carlos Rodrigues. Estavam presentes, também, várias personalidades de Santa Luzia, e representantes de todas as faixas etárias e das várias actividades existentes na Freguesia. O debate foi mediado pelo Presidente da Associação Âncora, Ernesto Silva.

O debate decorreu de forma bastante participada, e foram abordados vários temas, tais como a pesca do polvo, o crescimento imobiliário, os problemas na empregabilidade e habitação dos jovens, o comércio, o turismo, a cultura e o lazer. No final foi da concordância geral que Santa Luzia é uma Vila com um enorme potencial de crescimento nas várias áreas abordadas, mas para tal é necessário haver um maior envolvimento da Sociedade Civil, e a criação de novas estruturas associativas.

3 comentários:

Unknown disse...

Os blogues e... Tavira (225)

Pois, para além do sítio na Internet, esta associação também começou a dinamizar este blogue...

Anónimo disse...

Não queria ser desmancha-prazeres, logo, por cima, na minha terra ...
... li com atenção o relato acima que pressupõe a descrição do debate havido e que se diz participado.
O último paragrafo diz (tenta dizer) tudo o que se passou. Dos temas realçados só a pesca do polvo é que não é generalizável a todos as terras e lugares deste País, por isso, em minha opinião não se acrescenta qualquer mais valia futura à qual as gentes de Santa Luzia se possam agarrar para fazer a terra (vila) melhor. Até a frase (...)mas para tal é necessário haver um maior envolvimento da Sociedade Civil, e a criação de novas estruturas associativas. mais parece uma desculpa por não se fazer nada de novo do que uma orientação de futuro plausível ...
... é também sem qualquer relevância o dito de concordância geral que Santa Luzia é uma Vila com um enorme potencial. Todas as terras deste País têm um "enorme potencial" sem excepção, onde existem humanos isso é sempre possível. O que falha nesta notícia para que Santa Luzia seja melhor é o que falta dizer, se calhar nem foi abordado como motivo da conversa - onde estão as responsabilidades de quem de direito (presume-se aqui os vários "leaders" das várias organizações oficiais de que Santa Luzia depende? Onde está o investimento para isso?)
Dir-se-á que essas organizações não devem fazer tudo, que não têm orientação específica para tal, todavia os seus responsáveis aparecem nesses debates, botam pelavra (?), mas o que se conclui são sempre generalidades, quase sempre desperdiçáveis porque depois ninguém conseguirá pegar nas conclusões e daí retirar uma orientação concreta e realizável.
Em Portugal a criação de novas estruturas associativas sem incentivos só muito dificilmente sigram. As dificuldades aparecem logo no ínicio, quando os objectivos são enunciados em forma de reivinidicações colectivas que resultam de situações objectivas do lugar e que ultrapassem (alheias) a individualidade comezinha - até conheço uma organização portuguesa de 250 associados que representa o País em foruns internacionais e comheço também outra que representa mais de 20.000 associados e não tem qualquer participação oficial na resolução dos problemas internos do seu sector.
Acabo por aqui!
Viegas

Associação Âncora disse...

Caro Sr. João Viegas dos Santos:

Em primeiro lugar gostaríamos de agradecer o seu contributo ao comentar este blog. Independentemente das opiniões pessoais da equipa que elabora este blog, o nosso objectivo é exactamente que todos expressem as suas ideias, e que se crie, também aqui, um debate, que enriqueça o trabalho que realizamos com a Comunidade de Santa Luzia, e que nos permita ir ao encontro das suas expectativas.

Quanto à participação no debate que se realizou, apesar de pretendermos que haja cada vez mais adesão aos nossos eventos, consideramos que ao termos presentes cerca de 50 pessoas já demos o primeiro passo, e superámos até as nossas expectativas. Para além disso a sessão não se baseou na exposição das ideias dos convidados, houve bastantes pessoas presentes a contribuírem no desenvolvimento do debate.

De qualquer forma, aproveitamos o seu comentário para lançarmos o desafio a todos os que acompanham este blog, e que estiveram presentes no debate em questão, para que deixem aqui o seu contributo e que apresentem as suas conclusões.